
TRATAMENTOS UTILIZADOS NA MANUTENÇÃO E LIMPEZA DE PISCINAS.
set 16, 2015 | Artigos
Para manter uma água limpa e cristalina, existem fatores essenciais que precisam ser atendidos, os quais chamados de tratamento físico e tratamento químico.
O tratamento físico relaciona-se à limpeza física com acessórios (aspiração, remoção de sujeiras com peneiras, limpeza das bordas, entre outros) e à filtração da água. A correta filtração garante que os produtos químicos adicionados à piscina funcionem de maneira mais eficaz.
O tratamento químico relaciona-se com o equilíbrio químico e a ação dos produtos químicos na água, como a aplicação do cloro (cloração) e a manutenção da piscina. O equilíbrio químico da água consiste no ajuste da alcalinidade total e do pH; é essencial para a ação eficaz de todos os produtos necessários ao seu tratamento. A cloração assegura que a piscina fique livre das bactérias, vírus e fungos, entre outros, enquanto que os demais produtos, como os algicidas e os floculantes, servem para eliminar as algas e manter a água da piscina cristalina, respectivamente.
A prevenção é a melhor solução. É muito importante não abandonar a piscina principalmente no inverno. Tratando-a regularmente, você economizará tempo e dinheiro.
Vale à pena lembrar que tratar corretamente da piscina é mais do que simplesmente acrescentar cloro.
Por enquanto é só, até a próxima!
Marcel Fernando Michel
Químico – CRQ 13100632
Especialista em Qualidade de Água